: : ALEX SILVA : :

A trajetória de Alex Silva é a confirmação de que o ditado “tal pai ,tal filho”, poderia muito bem ser “tal avô, tal pai,tal irmão”, ou seja tal família para jogar futebol. Alex Silva não poderá nunca esquecer dos exemplos dados pela família, mas com certeza, tem o seu próprio brilho e através de seu talento e dedicação, aos vinte anos já faz parte da seleção brasileira sub-20. Como isso aconteceu? Alex mesmo conta:

- ‘Comecei a jogar futebol na escolinha do Rio Branco Esporte Clube de Amparo, onde aprendi a ter responsabilidade e conviver em grupo, sempre em busca dos objetivos traçados pelo clube. Com dedicação aos treinamentos, alcançamos vários títulos, inclusive o de Bi Campeão Regional na Categoria 85. Partimos para a disputa do campeonato da Associação Paulista de Futebol, enfrentando equipes fortes da capital, o que nos deu uma grande experiência, pois o sistema de disputa era de turno e returno, com o Rio Branco chegando até as quartas de final da competição. Com isso, surgiu minha primeira oportunidade em um clube profissional, na AA Ponte Preta de Campinas, onde realizei um teste e fui aproveitado pelo clube.Na Ponte, iniciei no time ‘B’ e após a disputa de um único campeonato , nova oportunidade na minha carreira, com a subida para o time ‘A’. Novamente a estória se repetiu, e com apenas dezessete anos, fui promovido para a equipe de Juniores, onde tive a oportunidade de disputar o Campeonato Paulista Sub-20, em 2002. No ano seguinte disputei a Taça São Paulo de Futebol, onde o EC Vitória mostrou interresse pelo meu futebol, permitindo a realização de meu primeiro sonho, “ser um jogador de futebol profissional”.

No EC Vitória comecei fazendo parte do grupo de profissionais e trabalhando com diversos treinadores renomados do futebol brasileiro como Joel Santana, Edinho , Lori Sandri, Agnaldo Lins ,Osvaldo de Oliveira e Evaristo de Macedo, disputando o Campeonato Brasileiro(2003/2004), a Copa do Brasil(2004) e o Campeonato Baiano(2004), onde alcançamos o titulo de Campeão Baiano(2004). Com essa visibilidade, surgiu a realização do sonho de qualquer atleta de futebol, á convocação para a Seleção Brasileira de Futebol.Com dezenove anos fui convocado para a Seleção Brasileira Sub – 20, onde fui Campeão da Mic Cup na Espanha, vencendo a final contra a Alemanha, onde tive a felicidade de ser capitão da equipe. Depois vieram o Torneio de Toulon na França, (3º), onde fizemos a semi- final com a França, e as convocações para Torneio de Busan na Irlanda do Norte, Shizuoca no Japão e Miami nos EUA, eventos em que não fui liberado pelo EC Vitória.”.

No ano de 2004, Alex Silva foi o zagueiro que mais atuou pelo EC Vitória, e no inicio de 2005, foi novamente convocado pela Seleção Sub-20, agora para o Torneio de Santiago do Chile, onde novamente conquistou o titulo de Campeão do Quadrangular de Santiago’.

Portanto, fica provado que quando se tem perseverança, dedicação e muita força de vontade, o talento natural nos leva a alcançar os mais distantes objetivos de nossa vida.